domingo, 20 de novembro de 2011
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
EVENTO: Contra o Uso de Agrotóxicos e pela Vida
PROGRAMAÇÃO - LANÇAMENTO DA CAMPANHA CONTRA O USO DE AGROTÓXICOS E PELA VIDA NO TERRITÓRIO ZONA SUL
DATA: 23.11.2011
Local: Sala A da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel – UFPEL
Público: Agricultores, Consumidores, Técnicos, Estudantes, Professores e Pesquisadores.
Programação
Manhã 23.11.11
08:30 – Inscrições
09:00 – ABERTURA
Apresentação das Organizações de Agricultores Familiares, Movimentos Sociais, ONGs, Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão e representações públicas envolvidas com a Campanha no Território Zona Sul
- Saudações ao Público – Carlos Rogério Mauch (Coordenador PPG-SPAF)
- Contextualização da Campanha - Dário Mello (VIA-CAMPESINA)
10:30 – Palestra
A Necessidade de um novo modelo de produção e consumo
Ministrante Sebastião Pinheiro – Núcleo de Economia Alternativa da UFRGS
11:30 – Debate com o público
12:30 – ALMOÇO ECOLÓGICO NO RESTAURANTE ESCOLA DA UFPEL
Após o almoço será desenvolvida a Oficina “Bolas de Sementes” no gramado do RE – Realização Coletivo Tranca Rua
Haverá mostra e comercialização de produtos da agricultura familiar:
FEIRA ECOLÓGICA ARPA-SUL
ARTESANATO QUILOMBOLA
MOSTRA DE PRODUTOS VIDA A GRANEL
Tarde 23.11.11
13:30 – Exibição do Filme “O VENENO ESTÁ NA MESA” de Silvio Tendler com debate
14:30 – Palestra
Alimento ou Mercadoria? Um desafio.
Ministrante Regina Miranda – Presidente do CONSEA-RS
15:00 - Palestra
Impacto da Pulverização Aérea no Território Zona Sul: Problemática atual e Legislação
Ministrantes - Paulo Anselmi Duarte da Silva – FEPAM/GERSUL
Aroldo Barwaldt – SEMA/DEFAP
15:30 – Plenária e construção da carta de reivindicações
17:00 - Mística de Encerramento
ENTIDADES PROMOTORAS
ARPA-SUL – Associação Regional dos Produtores Agroecologistas; CAPA-Núcleo Pelotas-RS; Coletivo Tranca Rua; Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares LTDA; CUT; EMATER/ASCAR; FEAB; FLD – Fundação Luterana de Diaconia; GAE-UFPEL; Movimento Levante Popular da Juventude; MTD; Pastoral da Criança – Núcleo Sul; PPG em Sistemas de Produção Agrícola Familiar – PPGSPAF/FAEM-UFPEL; UNAIC; VIA-CAMPESINA/MST
EVENTO: "As Cidades Sustentáveis"
Porto Alegre sediará o 4º Congresso Brasileiro do Municipalismo
A iniciativa teve articulação inédita entre a Comissão de Meio Ambiente da Câmara, presidida pelo deputado gaúcho Giovani Cherini, com a Academia Brasileira de Filosofia, Eletrobrás, ONU, Secretaria de Assuntos Estratégicos e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.
O encontro tem como presidente de honra o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e como homenageado o empresário Oded Grajew, presidente emérito do Instituto Ethos e idealizador do Fórum Social Mundial. Tanto Fortunati quanto Grajew receberão o título de "Acadêmicos Honoris Causa", da Academia Brasileira de Filosofia, na abertura do evento, quando farão suas conferências. Além deles, também o ministro das Cidades, Mário Negromonte, será palestrante no dia 21.
Cidades Sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis é um projeto encampado por mais de 60 das maiores instituições e empresas do país, a partir de uma ideia simples: de apoiar nas próximas eleições os candidatos que assinarem a "Carta Compromisso com a Plataforma Cidades Sustentáveis". Ao assinar a Carta Compromisso, os candidatos estarão de acordo com as ferramentas propostas pelo Programa Cidades Sustentáveis, disposto em 12 eixos e com mais de 300 indicadores sociais, ambientais e econômicos.
Se eleitos, deverão estar dispostos a incorporar a sustentabilidade de forma transversal às políticas públicas da cidade, sempre procurando promover a participação da sociedade civil. Além disso, também deverão prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios, revelando a evolução dos indicadores básicos relacionados a cada eixo.
As assinaturas começarão a valer a partir do ano que vem, quando os partidos registrarem seus candidatos às eleições municipais. Durante a cerimônia de abertura do Congresso, haverá "Ato de Assinatura" do programa, por dezenas de prováveis candidatos, a começar pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati.
12 eixos do Programa
O evento tem como objetivo sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Durante os dois dias do Congresso, 16 palestrantes de cinco estados brasileiros debaterão os 12 eixos do Programa.
Os parceiros regionais são a Famurs, Programa de Qualificação em Gestão Pública, CDP - Consultoria em Direito Público, FMP - Escola Superior do Ministério Público e Ministério Público do Rio Grande do Sul.
As inscrições são gratuitas, através do email: meioambiente@camara.gov.br e maiores informações no sitewww.abema.org.br e pelo fone (61) 3216-6521.
Fonte: GERS - 17 de novembro de 2011
Alianza del Pastizal: Balance Positivo del Encuentro de Ganaderos
Movimento Restauro da Praça dos Cachorros
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
ALIANZA DEL PASTIZAL
Encontro internacional discute sustentabilidade do Bioma Pampa em Lavras do Sul
Este é o momento adequado para se discutir a convergência de ações visando a preservação do Bioma Pampa, observou o Superintendente do IBAMA/RS, João Pessoa Moreira Junior, por ocasião do 5º Encontro de Pecuaristas de Campo Nativo do Conesul, realizado de 27 a 29, em Lavras do Sul (município da Região da Campanha distante 316 quilômetros da Capital) . O evento, anual, reúne criadores de gado de quatro países (Uruguai, Argentina, Brasil e Paraguai) que fazem uso sustentável de pastagens naturais para a produção. O evento cujo título oficial é Encuentro de Ganaderos de Pastizales Naturales Del Cono Sur de Sudaméria é coordenado pela Alianza Del Pastizal, congregação de diferentes organizações voltadas à conservação do meio ambiente nos quatro países que compartilham o Bioma Pampa, representados por Aves Argentina, Aves Uruguay, SAVE Brasil e Guyra Paraguay.
Entre debates e apresentações técnicas, cerca de 200 pessoas circularam diariamente pelo Sindicato Rural de Lavras, discutindo o Bioma Pampa e sua preservação com enfoque na produção e no meio ambiente. O tema proposto é igualmente caro para os diversos setores envolvidos na luta pela preservação do Bioma: produtores rurais e órgãos de meio ambiente presentes no evento, como Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, bem como as Secretarias de Estado de Meio Ambiente (com técnicos da Fundação Estadual de Meio Ambiente e da Zoobotânica) e da Agricultura, pesquisadores, estudantes e representantes de ONGs.
Durante sua fala no encontro dos pecuaristas (em 27/10), o Superintendente do IBAMA/RS João Pessoa Riograndense Moreira Junior relatou como surgiu a relação do órgão ambiental com a pecuária e a elaboração de projetos específicos e consistentes, destinados a produção sustentável daquele Bioma. “No âmbito da Superintendência começamos a trabalhar algumas linhas de ação visando ao desenvolvimento da produção sustentável do Bioma em um Seminário sobre políticas públicas prioritárias para a Conservação e Uso Sustentável do Bioma Pampa em 2008”. O primeiro produto deste seminário foi a elaboração de uma proposta de critérios e diretrizes técnicas para o uso pecuário das áreas de Reserva Legal constituídas por campos nativos no Bioma Pampa, em conjunto com especialistas da UFRGS, Embrapa Pecuária Sul e ICMBio. Ele destacou que com base no conhecimento técnico adquirido ao longo destes anos, o IBAMA trabalha atualmente no desenvolvimento de um projeto específico (com diversos setores e parceiros como o Banco Mundial) que visa dar incentivos econômicos à produção sustentável no Pampa, outra proposta resultante das discussões daquele mesmo seminário.
Ainda em 2008 o professor Carlos Nabinger, do Departamento de Agronomia da UFRGS, então um dos convidados, afirmava que é necessário quebrar paradigmas com novas formas de manejo, que podem ser adotadas praticamente sem nenhum custo. Há anos ele vem desenvolvendo pesquisas e sugerindo novas práticas de manejo na produção animal com critérios sustentáveis para o manejo do campo nativo. Um exemplo é o controle correto de carga animal a fim de otimizar a produção média da pecuária no Bioma Pampa, passando uma média de 60 kg por ha/ano para 250 kg por ha/ano. "Como resultado, um gado mais saudável e com mais peso e um solo melhor conservado com pastagens naturais, são resultados visíveis e que agregam valor ao campo", pondera.
Um detalhe importante nesse retrospecto histórico é que, após três anos, neste evento de Lavras do Sul estavam novamente lado a lado, o IBAMA/RS, o professor Nabinger (que recebeu merecida homenagem da ONG Alianza Del Pastizal) e produtor da região da Bagé, Fernando Adauto Loureiro de Souza.Todos novamente defendendo a sustentabilidade da região, agora com mais parceiros e investimentos.
Outro destaque do evento em Lavras do Sul, foi a participação do gerente de Sustentabilidade Ambiental do Agronegócio da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do meio Ambiente, Moisés Savian, que apresentou as linhas do Programa Nacional de Fomento às Boas Práticas na Agropecuária, que como o nome já diz, objetiva desenvolver e promover a inclusão das boas práticas agropecuárias nas propriedades rurais das diversas cadeias pecuárias do país (que inclui, entre outros aspectos, a capacitação de técnicos, produtores, funcionários e demais envolvidos em boas práticas agropecuárias) articulando com órgãos ambientais, trabalhistas e da agricultura a difusão e implementação do mesmo. Durante o evento, ele destacou que "o governo federal está empenhado em construir os instrumentos para promover as boas práticas na agropecuária. Em Lavras do Sul temos a clara demonstração do setor produtivo, notadamente os pecuaristas, da parceria nesta empreitada.Temos consenso que só é possível o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental."
E finalizando destaca-se ainda a presença da Secretaria Estadual da Agricultura que apresentou um projeto de qualificação da carne gaúcha, através da implementação de metodologia de controle e certificação de origem, e da Secretária Estadual de Meio Ambiente Jussara Cony que falou sobre os projetos estaduais focados no Bioma Pampa, como o RS Biodiversidade. Ao destacar a importância do envolvimento das várias instituições, o Superintendente do IBAMA enfatiza que os órgãos governamentais estão sim empenhados nas discussões e projetos de conservação e uso sustentável do Bioma Pampa. Além de pesquisadores do Cone Sul, o evento contou ainda com a participação de especialistas da França, Estados Unidos e Canadá, que apresentaram experiências de conservação e uso sustentável dos campos nativos de seus países.
Como representantes do IBAMA, além do superintendente, participaram os analistas ambientais da Divisão Técnica do IBAMA/RS, Marcelo Machado Madeira e Cibele Indrusiak.
Fonte: Informativo IBAMA/RS Digit@al – no 25 – Outubro/11

